sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Definidas datas para realização do Festival de Pesca de Cáceres

Conselho de Turismo sugeriu duas datas. Festival deve ocorrer no fim de abril ou começo de maio.

site TVCA com assessoria

  • Assessoria

O 30º Festival Internacional de Pesca de Cáceres (FIP) deve acontecer de 24 de abril a 2 de maio ou de 1º a 9 de maio de 2010. As duas datas foram sugeridas por integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) que se reuniram por três horas nesta quinta-feira, no gabinete do prefeito Túlio Fontes em Cáceres.

Diante do risco das chuvas, a realização do evento no mês de março junto com abertura da temporada de pesca foi descartada. Também foi descartada a realização do FIP em junho e julho por conta da concorrência com as feiras agropecuárias, entre as quais a de Cáceres, que é realizada em julho.

Por conta destas condições, o presidente da Associação de Pousadas e Hotéis (ASPHOC), Tarcísio Paulino, afirmou que o final de abril e o início de maio é o período ideal para o evento. "Não teremos mais o risco das chuvas e ainda teremos o rio cheio", argumentou. O presidente do Comtur, Luiz Mário Ambrósio Curvo, também concordou com a data, porém, alertou para necessidade de uma ampla divulgação.

A sargento da Policia Ambiental, Rosana Mendes, que representou o 6º Batalhão na reunião e o capitão Evaldo Lucena de Vasconcelos da Agência da Marinha, sugeriram que o FIP seja realizado de 1º a 9 de maio. Para eles, além das condições de navegabilidade do rio Paraguai, é um período em que o dinheiro dos servidores públicos estará circulando. "Se vamos mudar, temos que aproveitar e colocar em uma data que permita que todos possam participar do evento", ponderou a policial.

Acompanhado dos secretários Adilson Reis de Indústria e Comércio e Claudionor Duarte de Meio Ambiente e Turismo, além de coordenadores da Sematur, o prefeito Túlio Fontes ouviu atentamente as sugestões e disse que também gostaria que o FIP fosse realizado no final de abril e começo de maio. Mas, deixou claro que essa decisão terá que ser referendada pela sociedade organizada. "Acho que é um período ideal, mas só vamos tomar qualquer decisão após ouvir a sociedade organizada representada no Comtur e no Condema", concluiu.

Selzy Quinta

Nenhum comentário: