segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Caciques Xavantes reivindicam eletrificação rural para 12 aldeias

Cuiabá / Várzea Grande
Da Assessoria

“A falta de energia elétrica tem prejudicado o desenvolvimento de nossas aldeias”, com esta frase o presidente da Associação indígena A’uwê-Uptabi (Povo Autêntico) e cacique Xavante Graciano Aedzané, da aldeia Marimbu, abriu a visita que fez ao deputado Pastor Antonio Brito (PMDB).

A reivindicação foi encampada por uma comitiva composta por três caciques da mesma etnia, além de Graciano, Cacique Francisco Pronhopá, Cacique Tiago Tseretsu (aldeia Abelhinha) e pelo professor Bartolomeu Pronhopá.

Conforme o cacique Tiago, a intenção é de que doze aldeias sejam favorecidas pelo Programa “Luz para Todos”, do governo federal. O atendimento irá beneficiar as aldeias: Nhõni, Êteiare, São Jerônimo, Cantina, Tsiharirâ, Marimbu, Laura Vicunha, Lagoa Encantada, Novo Mundo, Tsimitsuté, São Carlos e Dom Bosco.

A solicitação será encaminhada à Eletronorte, responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Estado.

“Vamos em busca de solução para este problema, tendo em vista que outras comunidades indígenas já foram contempladas pelo serviço, a exemplo da aldeia Sangradouro, que possui energia elétrica”, destacou Brito.

Jornal Documento

Selzy Quinta

Nenhum comentário: