sábado, 25 de julho de 2009

Silval não teme adversário

Ana Karla Costa - Reportagem Local - Folha do Estado

Foto: Luci Mary

Pré-candidato ao governo do Estado, o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) disse que está preparado para enfrentar qualquer adversário nas eleições do próximo ano, inclusive o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, pré-candidato do PSDB. “Não temo nenhum adversário, além de não temer, não escolho adversário. Estou preparado para enfrentar qualquer um”, disparou o vice-governador, ontem, durante a cerimônia que autorizou a realização do concurso público para a contratação de 10 mil servidores.

O candidato peemedebista disse também que vai continuar trabalhando sua pré-candidatura à sucessão estadual sem se preocupar com os possíveis adversários, sejam eles do arco de alianças do governo ou da oposição. Apesar de seu posicionamento, Silval Barbosa, que é conhecido pela sua postura conciliadora, frisou que está empenhado em manter a unidade do arco de alianças e a reedição da coligação que reelegeu o governador Blairo Maggi (PR) nas eleições de 2006, agora nas eleições de 2010.

Mandando um recado para as lideranças políticas que estão ameaçando romper com a base governista, Barbosa é categórico ao dizer que, se o arco de alianças se dividir no processo eleitoral do ano que vem, a possibilidade de vitória diminui, ou seja, separados, os partidos do arco não conseguem eleger o sucessor de Maggi. Por essa razão que o peemedebista lembra que o DEM e o PP são fundamentais para o projeto de continuidade de poder. A lembrança é porque as principais lideranças do DEM e PP, leia-se senador Jayme Campos e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, já manifestaram publicamente seu descontentamento político com o grupo de Maggi e a possibilidade de se unir com o PSDB e montar uma chapa de oposição em 2010.

Incisivo, Silval Barbosa afirma que acredita na maturidade das principais lideranças do grupo político que está no governo, para manter a unidade. “Precisamos [as lideranças dos partidos do arco de alianças] ter maturidade política para manter a unidade para vencermos as eleições de 2010”, frisou Barbosa.

Apesar de estar confiante na unidade do arco para o pleito do próximo ano e na viabilização do seu nome como candidato de consenso ao governo estadual, Silval Barbosa reconhece a legitimidade das pré-candidaturas do senador Jayme Campos (DEM) e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP)

Segundo ele, todos os partidos que são da base aliada do governo Maggi têm o direito de apresentar seus nomes e pleitear o posto de candidato de consenso. “Cada um trabalha seu nome e depois vamos ver quem será o candidato, por meio de critérios estabelecidos em conjunto”, disse o vice, que tem o apoio declarado do governador Blairo Maggi.

Silval quer convencer DEM que é o melhor

Empolgado com sua pré-candidatura ao governo estadual, o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) revelou que vai convencer o DEM de que ele é melhor nome do arco de alianças para concorrer à sucessão estadual no próximo ano. Nem mesmo as ameaças dos democratas de romper com o grupo político de Blairo Maggi e se aliar ao PSDB nas eleições de 2010 desanimam o vice-governador em trabalhar para manter o partido do senador Jayme Campos no arco de alianças e apoiando seu nome ao governo.

Ele considera legítimo o desejo do senador Jayme Campos em ser candidato à sucessão estadual, mas argumenta que a pré-candidatura democrata deve ser discutida e construída com os demais partidos que compõem a base aliada, e não de forma isolada.

O vice-governador Silval Barbosa acredita que é possível contemplar politicamente os principais partidos do arco de alianças, como PP, PT, PMDB, PR e DEM, no processo sucessório, apesar da chapa majoritária possuir apenas quatro cargos, o de governador, vice e duas vagas ao Senado da República. “Vamos conseguir contemplar todos, pois temos as duas suplência do Senado e, além disso, a composição do governo, em uma eventual vitória”, observou o peemedebista.

Selzy Quinta

Nenhum comentário: