domingo, 31 de maio de 2009

Opinião do leitor

 

A pergunta


O governo do Estado vetou o projeto que visava proibir o fumo em ambientes coletivos no Estado. O que você acha dessa decisão?

Ditadura


Achei correta a medida do governo. Um Estado querer controlar cada vez mais os direitos individuais e do corpo pregando uma ética da saúde e do homem perfeito já existiu. Foi o III Reich de Adolf Hitler e companhia. Seria uma ditadura de massificação da mentalidade coletiva, neste sentido. O que irão proibir agora? A carne vermelha? Por ser causadora de câncer no intestino, a gordura que é causa de infarto, e ainda é um dos fatores principais para a devastação da Amazônia. E o açúcar refinado que causa diabetes e obesidade? E os carros movidos a combustível fóssil? Eles fazem mal para os meus pulmões. Acho que o governo agiu com sabedoria nesse caso.
Geraldo Nardi

Repugnância


Se o sujeito adora se drogar com cigarros, o problema é só dele. O cigarro é uma droga como outra qualquer, só que legalizada. Quem não suporta o fedor e o veneno deveria ter o direito de não se expor. E quem adora o aroma repugnante deveria se mancar e se matar sozinho, enfurnado em cabines especiais. Infelizmente, teremos que aturar os viciados em nicotina por muito tempo, com roupas e hálitos cheirando a fumo.
Jorge L. Afonso

Lei seca


Eu acho que a decisão do governo de vetar o projeto que proíbe o fumo em local público é séria porque 80% dos eleitores não é fumante. A minha sugestão para resolver o problema entre fumantes e não fumantes, é aprovar uma lei com o seguinte texto: o fumante tem o direito de fumar em qualquer lugar que desejar e o não fumante que se sentir prejudicado com a fumaça do fumante, tem o direito legal de pedir ao fumante que apague o seu cigarro e este terá que obedecer sem reagir.
João Bosco De Angeli

Campanha


Conscientizar é melhor que proibir, e o fumante sempre incomodará o não fumante tornando-o um "fumante passivo". A Fundação Vida Saudável da PUC-SP, em recente pesquisa, afirmou que o número de fumantes avança a cada ano e representa quase 40% da população brasileira. A fumaça é um mal que impregna todo o ambiente, e é comum ficarmos com as roupas e a pele cheirando a nicotina sendo uma falta de respeito ao próximo. A abstenção ao cigarro não é uma questão lógica de preservação da vida e da saúde?
Walmir da Hora

Conscientização


Tanto o projeto de lei enviado pelo sr. governador à Assembleia Legislativa que libera a instalação de fumódromo, quanto o projeto de autoria da deputada Aparecida Denadai (PDT), não contemplam a saúde pública, pois ambos têm caráter meramente punitivo. O maior direito que a autoridade políticas deveria outorgar aos fumantes não é a criação de espaço físico para o exercício do vício, mas a conscientização dos danos causados pelo tabagismo. Precisamos de medidas austeras e educativas que valorizem a vida.
Jorge Luiz Lima de Jesus

Cheiro


O governador errou ao vetar a lei, pois é um absurdo quem não fuma ter que suportar o horrível cheiro dos cigarros alheios. Não sei se ele agiu por si ou por pressão dos que lucram com o fumo, pondo em risco a saúde dos outros.
Marcos Valério Barbosa Souza

Descaso


O veto do governador à proibição do fumo em ambientes coletivos é um descaso à saúde pública.
Humberto Schuwartz Soares

Lamentável


O trecho do projeto "que visava a proibir o fumo em ambientes coletivos" está em sintonia com o previsto na Lei Federal 9.294/96, artigo 2º. É lamentável a decisão do veto. Os não fumantes têem o direito de não serem incomodados pela fumaça da queima do fumo dos fumantes.
Valdemiro Klug

Economia


O governo do Estado vetou o projeto que visava proibir o fumo em ambientes coletivos no Estado. Eu acho que essa decisão não foi pensada, porque o próprio governador, que vive em reuniões em ambientes fechados, deveria ser o primeiro a aprovar a lei que vai zelar pela saúde do povo, e economizar dinheiro gasto em hospitais com doenças provocadas pelo fumo. O veto não foi oportuno. O Brasil tem milhões de pacientes crônicos da doença provocada pelo fumo, milhares morrem por ano e outros consomem muito dinheiro nos hospitais. Doenças alérgicas no sistema respiratório proliferam entre os fumantes passivos que não têm como se defender dos fumantes.
Hely Dionísio de Souza

http://jonalterritorio.blogspot.com/http://selzy.blogspot.com/ Marcas:

Nenhum comentário: