segunda-feira, 9 de março de 2009

CONFRESA URGENTE Ministério do Trabalho estará novamente em Confresa

Confresa sofre invasão de Caloteiros, dívidas vão do setor público ao privado

Ministério do Trabalho estará novamente em Confresa para tentar resolver situação humilhante de funcionários que estão sem receber....

Clique para ver a imagem ampliada.

  • Ampliar Foto


Uma das cidades mais pujantes da região Norte Araguaia vem sofrendo a alguns meses pelo baixo fluxo de dinheiro. Não bastasse o problema da crise americana, Confresa parece viver uma crise isolada. Somente nos últimos 3 meses, vários “calotes” aconteceram no município. O Primeiro deles e mais sentido a princípio foi o do ex-prefeito Mauro Sérgio do PT, que além de deixar uma dívida de mais de R$ 3 milhões na Prefeitura, fez manobras para deixar de pagar por serviços realizados a seu pedido para a Prefeitura Municipal, como a anulação de notas fiscais já empenhadas. Resultado: Muitas empresas deixaram de receber por serviços prestados, vendas de produtos e etc., com isso várias demissões aconteceram. Salários atrasados também foi uma herança deixada pelo PT na Prefeitura de Confresa.
Não bastasse o ex-prefeito dar o “Calote”, algumas empresas que prestam serviços terceirizados também decidiram seguir a mesma linha. Exemplo disso são as empresas SW que é terceirizada do Frigorífico Independência e também a Ambiental que foi a vencedora da licitação para fazer as obras do PAC na cidade, que, aliás, estão paradas, sem deixar de fora a destilaria Araguaia que de acordo com a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e membro dos Direitos Humanos, está há dois meses sem pagar os funcionários.
O Jornal Agência da Notícia foi chamado ontem por funcionários da SW e também da Ambiental, para noticiar o feito, já que eles dizem que não sabem mais a quem recorrer. “Nós buscamos todos os meios possíveis, e o jeito é levar a notícia adiante, porque pessoas e empresas que fazem esse tipo de trapaça não devem ficar impunes”, disse um dos funcionários.
Glaines Alves da Silva trabalha a um ano na SW construtora como pedreiro, desesperado ele disse a equipe de reportagem que nem comida ele tem em casa. “Nós trabalhamos porque precisamos, tenho dois filhos e uma mulher que também está desempregada, meu aluguel está atrasado, e só não passei fome ainda, pela bondade do proprietário da casa onde moro que até arroz me deu para alimentar minha família”, contou ele em tom de revolta. “Com o atraso, não consegui pagar minhas dívidas e meu nome está na lama”, disse desiludido.
Junto com Glaines vários outros funcionários estavam presentes no sindicato, eles mostraram para a Reportagem cheques sem fundo que foram repassados pela empresa. “Vários cheques desses foram dados a nós como pagamento e agora fazemos o que com isso, se não tem dinheiro? É uma situação que nos deixa acuados e tristes, já que trabalhamos, demos o nosso suor, e é nosso direito receber por isso”, explicou João Ferreira dos Santos que estava com o cheque sem fundo em mãos.
De acordo com eles, o engenheiro responsável pela SW em Confresa já teria ido embora. “Eles já foram embora, levaram algumas máquinas, e no escritório ninguém atende”, disse Santos.
A situação na Ambiental é muito parecida com a da SW, nesta empresa também são mais de 100 funcionários que estão a mais 60 dias sem receber, e de acordo com os próprios nem o fundo de garantia teria sido depositado na conta dos trabalhadores. “Nossa situação é critica e preocupante já que além de não receber o dinheiro pelo qual trabalhamos, também não teremos nossos direitos garantidos?”, indagou Reinaldo Francisco da Silva, que trabalha na empresa há cerca de 8 meses.
A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e membro dos Direitos Humanos, explicou que já acionou o Ministério do Trabalho que deverá estar em Confresa neste fim de semana para resolver a situação. “Já conversei com o Delegado do Ministério do Trabalho, e de acordo com ele, no fim de semana uma equipe estará aqui para resolver o problema. Para adiantar, sobre a questão da SW terceirizada do Frigorífico.O Delegado explicou que poderá responsabilizar o Independência pela falta de pagamento aos funcionários”, disse Aparecida.
Com todos esses problemas, Confresa passa hoje por uma situação difícil. Comerciantes também já sentem o desaquecimento do comércio. “Minha empresa está com grandes números de duplicatas vencidas, se o pessoal não recebe, não consegue cumprir com os compromissos também, isso é uma grande corrente”, disse uma comerciante do Centro que preferiu manter o nome em sigilo.
A Equipe de Reportagem do Agência da Notícia, tentou contato com os responsáveis pela SW e também com a Ambiental, mas até o fechamento desta edição não tivemos retorno.

Fonte: Camila Nalevaiko/Agência da Notícia

Cometários Dessa Notícia

Natal Pereira

Camila Nalevaiko

Estou ocupando este espaço, para responder principalmente ao email do nosso amigo Breno. Sobre a questão de radicalismo, queremos deixar claro que não somos e nunca seremos radicais, e que jamia queremos denegrir a imagem de pessoas trabalhadoras e honesta que temos na região. Mas o que precisamos Breno é dizer ao estado o que acontece aqui. Muitos vêm para essa região para se aventurar e diferente dos que estão aqui há 10, 20 ou até mais tempo, não tem compromisso com a cidade, com a região e muito menos com as pessoas. Ou você acha correto deixar tudo o que fizeram passar em branco? Na questão política, precisamos cobrar mais do que nunca da Justiça para que ela seja feita, se você e o leitor do AN leram os comentários puderam ter uma idéia do quanto o ex-prefeito prejudicou a cidade e as pessoas que nela vivem. Vamos mostrar as coisas boas da região como fazemos desde que chegamos aqui, mas precisamos mais do que nunca, mostrar que agora temos voz, e podemos dizer a todo o Brasil o que acontece aqui. Espero que você realmente compreenda e se coloque no lugar dessas pessoas que foram e estão sendo prejudicadas. O Agência da Notícia estará sempre a disposição da Região Norte Araguaia e também do Mato Grosso, pois aqui nós escolhemos viver.. Obrigado..

Breno

Sds. achar culpados agora pode ser facil, problemas devem ser resolvidos. Falar de ex-prefeito eo atual esta fazendo o que ? Empresas que geram empregos na comunidade regional, pagam impostos em dia e desenvolvem toda regiao sao criticadas. Pessoal o MUNDO esta em crise e devemos nos unir com inteligencia e sem radicalismos para amenizar prejuizos, podem ter certeza que so assim passaremos por estes momentos dificeis, mas devemos ser educados e racionais para que a cidade que a tempos atras foi taxada de vale dos esquecidos agora nao seja conhecida como cidade de caloteiros. Gostaria de solicitar ao Agencia da Noticia, veiculo tao importante e respeitado, seja menos radical nas suas chamadas pois se continuar assim poderemos generalizar pre-conceitos, grande maioria dos municipes sao trabalhadores, honestos e desenvolvem uma regiao bem carente e nao precisamos de ter nossa imagem aranhada.

washington jose

realmente nossa regiao esta toda errada começando pelo ex prefeito de confresa que e um caloteiro minha empresa tem mais de 19 mil empenhado da utima exponara onde realizamos o rodeio e no ultimo dia 30 de dezembro de 2008 ele cancelou os empenhos para nao pagar nosso serviço nao bastasse, cancelo todos os outros empenhos inclusive o da churrascaria boi na brasa que servia comida para os funcionarios do hospital que cuidava dos doentes, o ex prefeito e tao disonesto que nem a comida que ele proprio comeu ele teve coragem de pagar se eu fosse contar aqui as pessoas que estao passando dificuldade por causa desse cidadao ia ficar a noite toda aqui e nao ia cabe no jornal , mas as coisas vao muda e a justiça tarda mas nao falha e o nosso novo prefeito pode ter os seus defeitos mas quem nao tem atira a primeira pedra tenho certesa que vai fazer o melhor por nossa cidade porque nosso povo merece ,deus e justo

JULIO CESAR DUARTE

TUDO QUE COMEÇA ERRADO TERMINA ERRADO, EX. PREFEITO JUNTOU - SE COM O PESSOL QUE AFUNDOU PORTO ALEGRE E TAMBEM AFUNDOU A CONFRESA, O HOSPITAL NAO TINHA MEM SABONETE PARA OS FUNCIOANRIOS LAVAR AS MAOS TINHAM QUE LEVAR DE CASA, FRIGORIFICO INDEPENDENCIA SE NAO FECHOU ANTES FOI PORQUE NAO ESTAVA FUNCIONANDO POIS NAO TEM AGUA PARA O MESMO FUNCIONAR SE RETORNAR NA SECA VOCES ME DIZEM, SW DIPENSA COMENTARIOS O HOSPITAL DE SAO FELIX AINDA NAO ESTA PRONTO E QUE FEZ? OBRAS DO PAC SERÁ QUE AS LICITAÇÕES FORÃO FEITAS CORRETAMENTE? EX PREFEITO , DENIS E COMPANHIA SÃO CONFIAVEIS? HOJE ESTAMOS VOLTANDO A NOSSA REALIDADE CONFRESA NAO TEM ESTRUTURA PARA SER UMA CIDADE COM O DESENVOLVIMENTO QUE VINHA TENDO, NAO TEMOS AGUA, QUANDO CHOVE AS AGUAS DA CHUVA NAO TEM PARA CORRER NA AV. CENTRO OESTE ALAGA TUDO. COMEÇAMOS ERRADO E ESTAMO TERMINADO ERRADO O ATUAL PREFEITO VAI TER MUITO TRABALHO PARA RESOLVER ESTES PROBLEMAS SO PARA TERMINAR ELE JA COMEÇOU ERRADO COLOCOU PARENTES PARA SER SECRETARIO OU SEJA NEPOTISMO, ATE QUANDO VAMOS FICAR ERRANDO.

fernando durâ

olá amigos sou tambem desempregado tenho 3 filhos e perdi o meu empreggo esse povo desas empresas sãotodos caleteiros . espero que a justiça poça faser algo // obrigado ....

fernando durâ

olá amigos sou tambem desempregado tenho 3 filhos e perdi o meu empreggo esse povo desas empresas sãotodos caleteiros . espero que a justiça poça faser algo // obrigado ....

Júlio Dias

Isso é uma vergonha, como diria Boris Casoy. Infelismente temos que mostrar a realidade do que acontece aqui nesta região tão esquecida por muitos. Alguém tem que tomar providência.... Parabéns para o Agência da Notícia, por mostrar a verdade dos fatos.

Agência da Notícia

http://jonalterritorio.blogspot.com Marcas:

Nenhum comentário: