segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A família, a índole e o vereador

Jose Arimatéia

     Raramente se pode encontrar um exemplo mais perfeito da influencia domestica sobre a formação da personalidade de um individuo. Se no caso da formação do caráter do vereador Ralph Leite – PRTB, ocorreram, como são naturais, todas as influencias do aconchego domestico, como acontece na totalidade dos lares, isso, por si só, é banal e não diferente da regra comum.
     No caso de Ralph, temos a sensação de encontrarmos todo um projeto sonhado pelo pai. Militar de carreira, hoje aposentado como coronel, que o ia construindo mês a mês, ano a ano, seguindo um modelo visto pelos seus olhos.
     Basta ver que como o pai, o jovem passa a ser militar, sendo soldado do Corpo de Bombeiros da Policia Militar de Mato Grosso. Prosseguindo, o coronel aposentado, envereda na política partidária e torna-se presidente do PRTB. Na esteira filia o filho e o lança vereador, atingindo o objetivo maior que é a eleição de seu rebento. O Ralph, a partir daí não é mais só o filho do coronel, mas sim um representante da sociedade.
     Como tal, o vereador Ralph Leite, não tem mais que prestar conta de seus atos só para a família. A sociedade cuiabana, ao eleger um jovem como seu representante, apostou na mudança, mas não para pior.
     É fato, que a política, que deveria ser uma nobre ciência, engrandecendo os Estados Constitucionais, se degenerou de tal forma em arte maquiavélica e instrumento mesquinho de paixões facciosas que, acobertada pelo corporativismo e pela inércia do Poder Judiciário, gera a impunidade de seus agentes.
     O escândalo envolvendo o vereador deixou o “santo nu”. Os fatos são lamentáveis, visíveis e recheados de crimes contra a sociedade. Foi isso que vi nas matérias jornalísticas de todos os órgãos de comunicação da capital e Várzea Grande.
     O Estado Democrático de Direito garante e deve ser assegurado ao acusado todo o direito de ampla defesa. O que não pode ser aceito é mudanças de conteúdo do BO e de depoimentos dos policiais militares que efetuaram a abordagem e a detenção do vereador, para tentar amenizar a situação. Cabe ao Ministério Publico e a própria OAB, como guardiões da lei e dos direitos da sociedade, acompanharem o desenrolar dos fatos.
     No que diz respeito ao destino do mandato conquistado, a comunidade deposita sua fé no discurso de mudança e transparência e na ação do atual presidente da Câmara Municipal, vereador Deucimar Silva – PP, e na Comissão de Ética do Legislativo.
     Que sejam apurados os fatos e efetuado um julgamento isento, sem subterfúgios, transparente e justo, de acordo com o que determina a LEI.
     Em fim que seja julgado o vereador Ralph Leite, que está sendo acusado de fazer sexo oral com um travesti de 17 anos, desacato a autoridade, dirigir embriagado e de quebrar o decoro parlamentar.
     São fatos terríveis para uma família. Quem não tem problemas com filhos ou familiares que atire a primeira pedra. Aos 25 anos de idade o vereador Ralph Leite deverá ser julgado como cidadão, pelos atos praticados, e não como o filho do coronel Edson Leite.
     Ninguém tem a regalia de atentar contra a honra de uma família apenas pelo comportamento indevido do um de seus membros.

Jose Arimatéia é Ex Deputado Estadual

E-você

http://jonalterritorio.blogspot.com/ Marcas:

Nenhum comentário: