Presidente eleito dos EUA anuncia plano ambicioso contra crise e espera estimular a economia americana.
Jorge Pontual Nova York
Tamanho da letra
O presidente eleito apresentou detalhes do plano em seu programa semanal de rádio, divulgado em vídeo pelo site youtube.
Denominado Plano Americano de Recuperação e Reinvestimento, o projeto inclui: criação de três milhões de empregos - 80% na iniciativa privada -, dobrar a produção de energia renovável, recuperar estradas, pontes e escolas, informatizar o sistema de saúde, modernizar salas de aula, laboratórios e bibliotecas e dar restituição de Imposto de Renda a 95% da população.
O custo total do plano será de US$ 775 bilhões.
Obama disse que vai apresentar a proposta, na segunda-feira, aos líderes dos dois partidos no Congresso. Ele conta com a rápida aprovação do projeto, na Câmara e no Senado, para que ele possa pôr o plano em vigor logo, após a posse no dia 20.
Barack Obama quer repetir o exemplo do presidente Franklin Roosevelt que, nos primeiros cem dias de governo, tomou medidas radicais para enfrentar a grande depressão dos anos 30.
Mas Obama espera ter mais sucesso. Apesar das reformas de Roosevelt, a economia americana levou quase uma década para se recuperar.
O presidente eleito e a família chegam a Washington no domingo. As filhas Malia, de 10 anos, e Sasha, de 7, começam na segunda-feira as aulas na mesma escola, onde estudou a filha do presidente Bill Clinton, Chelsea.
A família ficará hospedada em um hotel em frente à Casa Branca, para onde só pode se mudar depois da posse, na tarde do dia 20.
Nenhum comentário:
Postar um comentário