disputa pela Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá promete ser um duelo de titãs. A briga será entre o deputado José Riva (PP), que trabalha em prol da candidatura de Deucimar (PP), e o conselheiro do Tribunal de Contas, Humberto Bosaipo, que defende sua “afilhada política” Lueci Ramos (PSDB).
Ambos já atuaram em parceria na Assembléia Legislativa se revezando nos cargos de presidente e primeiro-secretário do legislativo mato-grossense, na década passada, quando Bosaipo também dava cartas em nível estadual.
Bosaipo foi voto preponderante no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para garantir a aprovação das contas da Câmara de 2007, referente a gestão de Lutero Ponce (PMDB), da qual Lueci faz parte como primeira vice-presidente da Mesa.
Já Riva articulou uma reunião às véspera do natal, no dia 24, com Deucimar e outros vereadores para reforçar apoio ao progressista.
O problema é que as contas de votos até agora não batem. Nem Deucimar e nem Lueci garantiram maioria. A disputa se intensificou nas últimas 48 horas e ao que tudo indica a decisão ficará para última hora.
Fontes das duas facções informaram que "uma queda-de-braço" com precendente apenas na sucessão que garantiu a eleição, 1996, do então vereador Wilson Celso Teixeira Dentinho, do PMDB, para a presidência da Câmara, está sendo travada nos bastidores do Legislativo. Detalhe: Lueci Ramos, então no primeiro mandato, em 1996, foi eleita, mas sequer votou na chapa encabeçada por Aurélio Augusto (então no PDT).
Naquela ocasião, numa manobra jurídica, o suplente Pedro Tercy (do PMN), aliado de primeira hora de Riva, entrou no plenário e garantiu a vitória de Dentinho, numa eleição sem precedentes na história do Legislativo Cuiabano, que pode vivenciar uma nova disputa acirrada com os dois atores políticos cuja trajetória política é similar em vários aspectos.
Fonte: Olhar Direto
Nenhum comentário:
Postar um comentário