24HorasNews
Um Estado que vem crescendo e está preparado para continuar no ritmo de desenvolvimento. Apesar da crise econômica mundial, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, apresentou na noite dessa sexta-feira (19.12), a empresários de diversos segmentos informações otimistas sobre as ações do governo estadual para garantir o crescimento econômico e melhoria de vida à população mato-grossense. “Mato Grosso quer trabalhar e trabalhar na legalidade. Estamos crescendo, verticalizando a nossa economia para dar oportunidade de trabalho e salário digno às pessoas”, frisou o governador.
O encontro com o empresariado ocorreu durante um jantar oferecido no Sesc Arsenal, em Cuiabá, pelas entidades federativas do Comércio (Fecomércio), Indústria (Fiemt), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e das Associações Comerciais (Facmat). Para o superintendente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), Manuel Gomes da Silva, o governador Blairo Maggi tem buscado administrar o Estado de forma a dar tranqüilidade para que os empresários invistam com segurança. “Queremos agradecer pela parceria, em todas as oportunidades que procuramos a atual gestão houve empenho em nos atender e as ações empreendidas dão credibilidade e confiança para trabalharmos”, salientou um dos organizadores do evento.
Os empresários prestaram uma homenagem diferente ao chefe do Poder Executivo, ao invés de receber placas ou medalhas de agradecimento, as entidades produziram um vídeo institucional mostrando as principais ações do Governo Maggi. Os investimentos na Educação, construção de mais de 43 mil casas, 3 mil km de estradas pavimentadas, cerca de 60 mil trabalhadores atendidos na qualificação profissional e claro, a atração de investimentos para o Estado. Um dos pontos em destaque foi o crescimento de 57% do PIB entre 2003 e 2008.
O governador retribuiu com um discurso otimista que contagiou os presentes, e ao final o público aplaudiu de pé. Blairo Maggi fez uma espécie de balanço das viagens internacionais e dos temas debatidos no exterior. Uma forma encontrada para mostrar nacional e internacionalmente a importância econômica do Estado e a responsabilidade ambiental. “Tenho feito esse enfrentamento nas últimas viagens, estamos percebendo que a imagem de Mato Grosso está bastante diferente (comparando-se com as primeiras viagens ao exterior), um Estado reconhecido na sua importância econômica e esse é o caminho”.
Ainda sobre este tema o governador explicou que a agenda de discussões mundiais é ampla e o desmatamento é um dos itens, não podendo colocá-lo como o mais importante. Para Maggi, Mato Grosso está se inserindo nessa agenda mundial e isso significa avanços para a região. “Nós estamos fazendo uma proteção ao nosso Estado e não vamos deixar que nos acusem”, disse o governador chamando a atenção da responsabilidade de cada um. “Precisamos refletir sobre o papel do Poder Público mas também de cada um de nós, cidadãos”.
O secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, acredita que a homenagem prestada ao Governo é o reconhecimento do trabalho dos gestores para atender as necessidades dos empresários, respeitando a limitação do Poder Público. “O Governo tem feito a sua parte e um bom relacionamento com os segmentos é a garantia de desenvolvimento para Mato Grosso”, comentou Nadaf.
AVALIAÇÃO DE 2008 – As principais lideranças empresariais e industriais se reuniram para celebrar o fechamento de 2008, de forma geral avaliado positivamente. Cláudio Bruehmueller, representando a indústria de alimentos, defendeu que a crise financeira mundial não seja o carro-chefe dos governantes e formadores de opinião. Ele acredita que a mesma deve ser avaliada da forma correta para não se propagar um negativismo contagiante.
O empresário João Clini, um dos proprietários do Shopping Três Américas também é um dos otimistas. Em Mato Grosso há 36 anos, Clini destacou a atuação do Governo do Estado, a clareza nas informações e a proximidade com a população. Clini também defende que a crise deve ser enfrentada com ânimo e tratada com a amplitude que tem.
Já para Najeib Kadri, da área de informática, 2008 teve vários cenários. Najeib atua no Estado há 15 anos e citou a preocupação do Governo com o empresariado, a geração de empregos e renda. Ele mostra que com o incentivo fiscal recebido em Mato Grosso foi possível crescer a venda de notebooks, o principal produto do ramo da informática. “Sem o benefício vendíamos 10 notebooks no mês, com o benefício vendemos 250/mês”, comentou. “Foi bom para o Estado que arrecada mais, gerou mais empregos e as empresas são fortalecidas”, completou.
Paulo Silva, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL), uma das organizadoras do jantar, lembrou o empenho da gestão pública para se chegar a um ponto de equilíbrio entre Estado (arredacadador) e empresários (contribuinte). Paulo falou das várias reuniões realizadas este ano na busca de políticas que fortaleçam a economia e a desoneração conquistada em vários segmentos.
O governador Blairo Maggi encerrou seu discurso com a informação de que o governo está atento a tudo o que está acontecendo no cenário econômico, e está pronto para sentar com os empresários e juntos buscar soluções na medida do possível.
Maggi ofereceu a homenagem aos gestores que o precederam no cargo e aos pioneiros dessa terra. "A história não começou só nesse governo, a história vem de muitas décadas e não podemos esquecer de ninguém que construiu esse Estado", afirmou.
Participaram do evento, a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Terezinha Maggi (primeira dama); os secretários Eumar Novacki (chefe da Casa Civil); Ságuas Moraes (Educação) e Luis Henrique Daldegan (Meio Ambiente). O secretário-adjunto de Comunicação Social (Secom), Elpidio Spiezzi e o coordenador do MT Regional e presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, José Aparecido dos Santos (Cidinho), entre outras autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário